Correio Popular Notícia


NOVO OLHAR
Mais de mil crianças e adolescentes foram submetidas à avaliação oftalmológica em Alagoas

Data da notícia: 2016-12-08 11:43:32
Foto: Carla Cleto
Ao todo, já foram avaliadas 1.099 crianças e adolescentes Ao todo, já foram avaliadas 1.099 crianças e adolescentes

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Os olhos, por serem bastante sensíveis, devem ser tratados com muito cuidado. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) tem contribuído para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, a partir da prevenção, identificação e correção em crianças de 5 a 14 anos que residem nas grotas de Maceió.

A prioridade são os estudantes matriculados na rede pública de ensino da educação básica, que serão contemplados com a entrega de óculos de grau. Ao todo, já foram avaliadas 1.099 crianças e adolescentes.

De acordo com Júlia Levino, assessora técnica da Sesau, só na grota da Iraci, no Benedito Bentes II, foram avaliadas 537 crianças de três escolas (Escola Elma Marques, Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira e Caic Doutor Jose Maria de Melo).

Destas, 230 apresentaram problema visual e se submeteram a consultas e avaliações oftalmológicas no Centro de Especialidades da Uncisal, no Trapiche da Barra, com a equipe de especialistas. Das 230 crianças selecionadas para as consultas, 68 foram diagnosticadas com necessidade de usar óculos de grau.

Na grota do Aterro foram escolhidas a Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e Escola Estadual Professora Malba Lins Costa, no Novo Mundo. Na Pompeu Sarmento, 350 crianças participam da triagem. Destas, 165 foram selecionadas para consultas médicas.

Segundo Júlia Levino, as consultas estão previstas para este mês e a entrega dos óculos de grau no mês de janeiro. Já na Escola Malba Costa, 212 crianças fizeram a triagem de acuidade visual. Destas, 69 foram para consultas médicas, sendo 24 diagnosticadas para a necessidade do uso de óculos.

?De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos a maior parte das nossas impressões através da nossa visão. O mais gratificante dessa ação é ver a felicidade das crianças e seus filhos ao receberem os óculos de grau, e isso não tem preço?, destacou a assessora.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, a entrega dos óculos para os pequenos é um fato inédito em Alagoas. ?Todo o cuidado foi tomado para que essas crianças, que antes não tinham acesso a consultas oftalmológicas, pudessem ser consultadas e recebessem os óculos, melhorando sua qualidade de vida?, afirmou.

?Nós iremos garantir que os pequenos moradores dessas grotas passem por novas consultas oftalmológicas no próximo ano, para que possamos saber se o grau continua o mesmo ou se é preciso ajustar alguma coisa?, garantiu a secretária.

Pequenas Obras, Grandes Mudanças

O programa foi idealizado para realizar mudanças significativas na vida das pessoas e no dia a dia de suas comunidades, tais como obras de implantação de escadarias, calçamento e até reformas em residências, reforçando o compromisso estadual em construir uma nova Alagoas, onde o bem-estar de todos os seus cidadãos seja uma prioridade.

Fonte: Marcel Vital/Agência Alagoas






Noticia vista 1199 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.